Amadurecer é necessário


Publicado 24/11/2021 08:30

Mensagem do Dia

Disponível também em:


Amadurecimento é o processo biológico por meio do qual as espécies atingem o grau máximo do seu desenvolvimento. Uma fruta amadurece, um legume amadurece e uma pessoa amadurece. No entanto, quando o assunto é o comportamento humano, a coisa é bem mais complexa, pois, nesse caso, o amadurecimento nada tem a ver com a idade.
Pois é, amadurecer está muito mais ligado com as experiências vividas do que com o tempo de vida propriamente dito. Pode acontecer de um jovem de vinte e poucos anos, por exemplo, ser mais maduro do que alguém que passou dos cinquenta. Uma pessoa madura é aquela que consegue lidar de forma mais serena com os problemas e sabe aproveitar as mudanças da vida para evoluir.
O amadurecimento de um indivíduo é algo que deve ser conquistado dia após dia, com base em todas as experiências vividas. Ninguém se torna maduro do dia para a noite, já que não podemos queimar etapas. Assim como os frutos da terra, nós nascemos “verdes”, e é com o passar do tempo que nos transformamos e amadurecemos.

Indivíduos imaturos costumam ser inseguros e baseiam suas atitudes e decisões em agradar terceiros, com o objetivo de serem aceitos. Com o amadurecimento, é possível entender que agir assim é desnecessário e bastante frustrante. As pessoas irão te aceitar por quem você é verdadeiramente, e não há necessidade de passar por cima dos seus objetivos e desejos para convencê-las de qualquer coisa. Há indivíduos que anulam tanto a si mesmos para agradar aos outros que já não sabem mais quem são.

Ter segurança ao dizer “sim” e “não”, seja no trabalho, no relacionamento, em família ou entre amigos é parte essencial do amadurecimento. Antes de agradar a alguém, o indivíduo deve agradar a si mesmo, pois somente ele sofrerá as consequências de suas escolhas, e mais ninguém. É impossível agradar a todos.

O amadurecimento permite que se enxerguem as situações através de uma nova visão, sabendo diferenciar o que é pessoal daquilo que não é. Algumas pessoas têm o hábito de achar que todas as ações que alguém dirige a elas são pessoais. Por exemplo, quando o chefe pede alguma correção em um trabalho que tenha realizado, ele não está criticando a sua pessoa, mas sim algo que tenha feito e que possa melhorar.
Mesmo com todas as experiências vividas, as pessoas maduras também cometem erros, pois continuam sendo humanas. A diferença está na forma como reagem ao falhar. Em vez de ficarem se lamentando e se culpando pelo que aconteceu, procuram tirar lições desse erro para fazer diferente da próxima vez. Aliás, as pessoas geralmente aprendem e desenvolvem muito mais habilidades nos erros e adversidades do que quando tudo dá certo.
Sempre que algo tiver um resultado diferente do que era esperado, evite desperdiçar o seu tempo com lamentações e sentimentos de culpa que só desequilibram seu estado emocional e desperdiçam o seu tempo. Adote uma postura positiva e analise a situação, a fim de entender o que poderia ter sido feito de forma diferente. Faça das suas falhas algo que amplie a sua visão, que te ensine novos caminhos, e não algo que te bloqueie e te impeça de enxergar adiante.
Não perca de vista o seu processo de amadurecimento. Dar passos concretos de mudança e fortalecimento da sua personalidade costuma gerar mais felicidade e tornar a vida mais leve e mais bonita!

José Roberto Marques









RADIO ARAUTO FM - VERA CRUZ
(51) 3718-3800 (estúdio)
(51) 3718-3400 (comercial)
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
RADIO ARAUTO FM - SANTA CRUZ DO SUL
(51) 2109-0066 (recepção)
Rua Venâncio Aires, esq. Galvão Costa, nº 5
Santa Cruz do Sul - CEP: 96810-204
Copyright © 2017 Rádio Arauto FM - www.arautofm.com.br DB New