A dor da injustiça

Certa vez, ouvi um depoimento de uma cozinheira acusada de ter furtado uma pulseira de ouro. Entre lágrimas, ela tentava convencer a patroa de que jamais em sua vida havia cometido esse delito. A patroa dizia que as lágrimas eram uma forma de esconder o furto. A funcionária, em prantos, dizia que era uma mulher de fé, religiosa. E a patroa, aos gritos, exigia que Deus fizesse, então, a pulseira aparecer na frente dela, se é que Ele existia.

A funcionária não mais insistiu. Na solidão da injustiça, entrou no quarto para arrumar as suas coisas. Lamentou a situação. Chorou a sua história de dor e necessidade. Enquanto ouvia explicações da patroa de que não a denunciaria desde que ela não a atormentasse na justiça, entrou a filha da dona da casa pedindo-lhe um sanduíche. Na mão esquerda, estava a reluzente pulseira. Foi nesse momento que a funcionária chorou ainda mais. Como dói a injustiça! A patroa, rispidamente, disse a ela que parasse com o choro e voltasse ao trabalho. E, com autoridade, decidiu que fora apenas um mal-entendido. Recomposta, a cozinheira agradeceu a confiança e disse que nada mais tinha a fazer naquela casa. A patroa insistiu que o melhor era esquecer tudo. E a funcionária, sorridente, agradeceu a Deus e lembrou a patroa de que Ele não desampara quem O ama.

Sem muito alarde, a cozinheira saiu e no dia seguinte arrumou emprego em um restaurante. A partir daí, uma nova vida começou. A história dessa mulher nos ensina a termos mais delicadeza em nossas relações. É triste sofrer a dor da injustiça, da incompreensão. Todos nós erramos, mas se tomarmos um pouco de cuidado, nosso erro não será tão doloroso aos outros, nem a nós mesmos.  Ninguém faz mal ao outro impunemente.

Muitas vezes as injustiças nos alcançam e trazem o desânimo, a decepção, mas quando tomamos posse de que Deus é por nós e está do nosso lado, tudo fica diferente. Recebemos Dele a graça para continuar a caminhada, a força para avançar e não parar nos limites da injustiça. Tenha essa certeza no coração: nosso amado Deus está do lado dos injustiçados. 

 

A dor da injustiça



Compartilhe