Ensine seus filhos a viver

Os pais de hoje em dia tentam a todo custo dar o melhor para seus filhos. E esse melhor é uma escola boa, comida, roupas, lazer, viagens, tudo que puder tornar a vida deles bem melhor do que foi a vida dos seus pais um dia. Tudo bem, acho válido, mas existem ensinamentos que muitos pais estão esquecendo.

Ensine seu filho a ser gentil. Nada mais bonito que uma criança educada, que sabe dizer “Obrigada”, “Por favor”, “Me dá licença”… Eu admiro quando vejo uma assim, porque sei que tem pais preocupados e comprometidos com a educação do seu filho!

Ensine seus filhos a respeitar as pessoas, todas, sem preconceito de raça, cor, religião… A valorizar as pessoas, por mais simples que seja seu trabalho. Pais que ensinam a segregação criam monstros capazes de atrocidades lá na frente.

Ensine seus filhos que o dinheiro é necessário, mas não é a razão da nossa vida. E que eles saibam que têm coisas que o dinheiro não pode comprar e que essas coisas que não tem preço são as mais necessárias e importantes.

Ensinem seus filhos a ajudar em casa, mesmo que tenha uma secretária do lar. Todos devem ajudar a deixar a casa organizada. Lá na frente seus filhos podem precisar saber coisas simples como lavar louças, cozinhar, arrumar a cama e passar roupas. Ajuda na compreensão do valor do trabalho do outro e na própria independência.

Ensinem seus filhos a plantar, colher e entender a diferença entre um pé de alface e um pé de couve. Hoje em dia as crianças não sabem nada, às vezes nem viram um animal de verdade, crescem sem contato com a natureza. Priorize isso na vida deles, somos seres que devem estar conectados com o ambiente. Não existe nada fora, porque todos estão dentro desse planeta.

Ensine seus filhos a gostar de suco, verduras e frutas. Muitos pais acabam cedendo aos desejos da criança de comer apenas coisas que não são saudáveis. Coma corretamente e influencie seu filho a ter uma alimentação saudável para evitar transtornos alimentares lá na frente!

Ensine seus filhos a ajudar as pessoas. Muitos pais criam filhos mimados que só se preocupam com seus próprios egos. Não sabem ajudar as pessoas, não se preocupam com quem passa fome, com quem não tem onde morar, com que está doente ou abandonado. Desde cedo, leve seu filho para visitar orfanatos, asilos e hospitais. Mostre que podemos levar alegria e sermos solidários a quem sofre.

Ensine seus filhos a valorizar a família, os amigos, o trabalho, a escola, as oportunidades. Ensinem seus filhos a brincar, sujar roupa, andar descalço, ralar a perna, correr na chuva, derrapar de bicicleta. Criança sem marca não foi criança, foi um robô programado para ser um adulto infeliz. Deixe seu filho ter resistência!

Ensine seus filhos a valorizar o contato humano. Não estimule em demasia o uso de tabletes, notebooks, celulares…. Criança tem que ter contato com gente de verdade, olhos nos olhos, beijos, abraços, apertos de mãos, diálogo. Nada virtual será como o contato pessoal, físico e humano. Amor tem calor.

Ensine seus filhos para a vida. Um dia você não poderá mais protegê-los, mimá-los e minimizar suas dificuldades. Crie seu filho para o mundo! Um dia você não estará mais aqui e eles deverão seguir em frente, sozinhos. Ao ensinar coisas básicas de sobrevivência aos filhos, estamos promovendo confiança e capacidade, autoestima, senso de dever e responsabilidade.

Ensine seus filhos a viver



Compartilhe