O cotidiano é o lugar das decisões e da realização

“Preocupação não resolve os problemas de amanhã, só tira a paz de hoje!” O ser humano já deu conta de muitas coisas, a superação e a inovação são visíveis. Porém, quando se trata de preocupações, poucos conseguem administrar o estado de ânimo. Quanta energia simplesmente desperdiçada pelo excesso de pensamentos e questionamentos em relação ao amanhã.

É evidente que o amanhã faz parte da trajetória, mas a vida acontece no hoje. O cotidiano é o lugar das decisões e da realização. É preciso aceitar o que sempre marcou presença na história humana: se está vivo, tem problemas para resolver. Não existe um dia sem alguma preocupação. Viver é assim: saber dar conta dos desafios, sem esquecer do sorriso, do entusiasmo e do afeto. O pacto, porém, deve ser com a paz e não com as preocupações. Jamais perder a paz interior. Um dia sem paz é um dia sem oxigênio. Os outros podem até tentar roubar a paz, mas a permissão é pessoal.

Os problemas podem ser resolvidos, sem perder a paz do coração. Esse aprendizado é urgente, num tempo de tantas complicações, desentendimentos e empoderamentos. Quem souber manter um nível adequado de paz, terá recursos suficientes para muitas conquistas. Afinal, as preocupações não ajudam na solução, pelo contrário, aumentam e multiplicam os problemas. Todos os dias é possível renovar a disposição de manter a paz, independente das circunstâncias. O segredo reside no cultivo da espiritualidade e no autocontrole. Viver um dia de cada vez e acreditar que o amanhã terá as devidas soluções, pois não faltará o principal: a paz.

Autor: Frei Jaime Bettega

O cotidiano é o lugar das decisões e da realização



Compartilhe