A verdadeira sabedoria


Publicado em 04/01/2019 Atualizado em 04/01/2019 08:09

Certa vez um jovem muito ansioso, que visitava uma aldeia em meio as montanhas, soube de um grande sábio que, ao lado do vilarejo, ajudava os mais jovens na escolha de seus destinos. Curioso e cheio de vontade, foi até aquele mestre para lhe perguntar como se deveria viver para adquirir a sabedoria.

O ancião, ao invés de responder, propôs um desafio:
- Encha uma colher de azeite e percorra todos os cantos deste lugar, mas não deixe derramar uma gota sequer.
Após ter concordado, o jovem saiu com a colher na mão, andando a passos pequenos, olhando fixamente para ela e segurando-a com muita firmeza. Ao voltar, orgulhoso por ter conseguido cumprir a tarefa, mostrou a colher ao ancião, que perguntou:
- Você viu as belíssimas árvores plantadas ao longo do caminho? Sentiu o delicioso aroma das flores do jardim? Escutou o canto dos pássaros?
Sem entender muito o porquê disso tudo, o jovem respondeu que não, nem percebeu nada, pois estava concentrado demais na tarefa que estava executando.
O velho mestre olhou para ele profundamente, e disse: - Assim você nunca encontrará sabedoria na vida, vivendo apenas para cumprir suas obrigações sem usufruir das maravilhas do mundo. Assim nunca será sábio.
Em seguida, pediu para o jovem repetir a tarefa, mas desta vez observando tudo pelo caminho. E lá foi o rapaz com a colher na mão, olhando e se encantando com tudo. Esqueceu da colher e passou a observar as árvores, cheirar as flores e ouvir os pássaros. Ao voltar, o velho sábio perguntou se ele viu tudo e o jovem extasiado disse que sim. 
O velho sábio pediu para ver a colher e o jovem percebeu que tinha derramado todo o conteúdo pelo caminho.
Disse-lhe o mestre: - Assim você nunca encontrará sabedoria na vida, vivendo para as alegrias do mundo sem cumprir suas obrigações. Assim nunca será sábio.
Entendeu? 
Para alcançar a sabedoria temos que cumprir nossas obrigações, porém, sem perder a alegria de viver.
Para os sábios, até as obrigações são vistas de uma forma positiva. 
Por mais que não seja tão agradável hoje, sabemos que colheremos os frutos de tudo isso no futuro. E são pontos como este, que nos fazem apreciar os nossos deveres e vê-los como oportunidades para o sucesso, garantindo através disso que possamos viver intensamente todas as coisas boas que temos a nossa disposição.
É preciso realmente muito pouco para nos fazer felizes, embora a gente sempre teime em complicar as coisas.
A verdadeira felicidade vem da sabedoria que nos ensina a saborear o que vida tem de melhor e mais simples sem deixar nossas obrigações de lado pra isso, pois cada coisa tem seu tempo certo para acontecer...
Isso sim é VIVER com SABEDORIA!

ArautoFM




Certa vez um jovem muito ansioso, que visitava uma aldei

RADIO ARAUTO FM - VERA CRUZ
(51) 3718-3800 (estúdio)
(51) 3718-3400 (comercial)
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
RADIO ARAUTO FM - SANTA CRUZ DO SUL
(51) 2109-0066 (recepção)
Rua Venâncio Aires, esq. Galvão Costa, nº 5
Santa Cruz do Sul - CEP: 96810-204
Copyright © 2017 Rádio Arauto FM - www.arautofm.com.br