Ninguém te deve nada

 

“Um grande peso foi tirado dos meus ombros quando descobri que ninguém me deve nada.” Essa frase é de Harry Browne. A lição que ele ensina é bem simples: não devemos cobrar da vida algo que ela não nos deve. A vida não tem piedade, não castiga nem premia ninguém e é imprevisível. É como uma professora durona, daquelas que nunca se cansam de nos ensinar o que realmente temos de aprender para conquistar alguma felicidade, alguma paz de espírito, algum conforto. É como o restaurante que põe na nossa conta apenas as escolhas – acertadas ou não – que nós, seus clientes, fizemos. Não adianta esbravejarmos nem darmos uma de injustiçados, de sofridos, de perseguidos. Enfim, não adianta sermos estúpidos. Temos, sim, é de ser melhores a cada dia exclusivamente por nós mesmos. Afinal, ninguém nos deve nada.

Não há segredo: a vida retribui o bem na mesma proporção que o recebe, mas a luta tem de ser diária e incansável. É preciso merecer cada conquista. Quando você entender isso, novas portas se abrirão, seja no plano profissional, seja na esfera pessoal. Você colherá os frutos do seu esforço e alcançará a tão sonhada meta. Fará novos amigos e, quem sabe, conhecerá até um novo amor… Mas atenção! Quando tudo isso acontecer, não relaxe. Como eu disse, a luta tem de ser diária e incansável, mesmo quando o sucesso já for um fato. Caso contrário, você pode pôr tudo a perder. Afinal, a vida não nos deve nada.

Sentir-se injustiçado é o primeiro passo para se tornar refém da derrota. O princípio básico para o sucesso – nos negócios, na carreira, no amor, em tudo! – é o comprometimento. Quanto maior o nosso protagonismo em realizar um desejo, maior a nossa conquista. A responsabilidade carregada nos ombros é sempre proporcional ao que almejamos, meu amigo, minha amiga

Preocupe-se com o que você pode fazer para despertar nas pessoas ao seu redor bons sentimentos e boas impressões a seu respeito. Tenha em mente que ninguém tem obrigação de amar você, ninguém tem obrigação de ser seu amigo, ninguém tem de ser bom para você, ninguém é responsável pela felicidade que você busca. Lembre-se, por outro lado, que você, sim, deve muito a muita gente. Deve aos seus pais nada menos que a vida. Talvez tenha uma dívida enorme para com seus avós, se eles cuidaram de você quando ainda pequeno, por exemplo. Deve aos seus irmãos o aprendizado mútuo. Deve ao melhor amigo da infância a descoberta de valores que só um amigo pode ensinar.

Em outras palavras, você deve muito a muitos, mas não pense que alguém lhe deva algo. Apenas tente ser uma pessoa boa, que naturalmente os outros vão querer estar por perto. Você vai descobrir que nem é preciso agradar a todos – o que, sejamos francos, é impossível. Na prática, basta se aproximar das pessoas certas, aquelas que lhe permitem entrar em seu mundo e se esforçam em fazer o que você também acha que precisa ser feito.

Entender que ninguém lhe deve nada lhe poupará inúmeros dissabores e frustrações e evitará desperdício de energia e derramamento de lágrimas. Nossa passagem pela terra é efêmera, e sairemos daqui da mesma forma que entramos: de mãos vazias. Em nossa breve passagem, temos o potencial de conquistar tudo fazendo a nossa parte, e pode acreditar: fica muito mais fácil quando compreendemos que ninguém nos deve nada.

Gabriel Granjeiro

 Ninguém te deve nada



Compartilhe