Perdoar é ser "esperto"!

 

A agressão é um ato que alguém faz contra nós e que nos fere, machuca e continua doendo enquanto não sara. Cada agressão recebida é como um espinho que entra em nossas emoções. Espinho que permanece ali enquanto não for retirado pelo perdão. Espinho que facilmente provoca profunda ferida. Ferida costuma doer. Dói, ainda mais quando nela se toca. 
Há aqueles que se negam a perdoar o agressor com receio que ele continuará fazendo as mesmas coisas que praticou no passado.  Quando o atleta se lesiona num campo de futebol ele vai tratar-se, mesmo sabendo que no futuro poderá machucar-se novamente. 
Uma picada de abelha dói pouco e pode até fazer bem à saúde. Quando alguém recebe centena de picadas ao mesmo tempo facilmente morre. É impossível que quase todos os dias sejamos “picados” pelos nossos familiares, colegas e até por pessoas desconhecidas. Se não perdoarmos diariamente o veneno do ressentimento vai acumulando-se, envenenando-nos e prejudicando seriamente nossa saúde. 
Mesmo que outro continue me agredindo, me picando diariamente o que, por uma questão de sobrevivência, eu não posso/ é deixar que este veneno fique acumulado em meu coração. O mais sensato e a atitude de sabedoria é perdoar todos os nossos agressores para que estes espinhos e o veneno das picadas não venham se acumular em nosso interior. 
Perdoar é um ato da vontade e escolha que cada um deve fazer. Devo decidir: quero ou não perdoar? Eu tenho o comando da minha vida e posso optar por perdoar quem me agrediu ou continuar preso a ele pelo ressentimento. 
Por que não queremos perdoar? 
Porque achamos que perdoando nos tornaremos fracos e declararemos o outro mais forte e superior a nós mesmos. Mas na verdade é bem o contrário. A sociedade sempre apóia e aplaude quem faz o bem e não quem pratica o mal. Ora, quem me agrediu praticou o mal. Se eu perdôo quem me agrediu, estou praticando o bem. Se o outro pratica o mal e eu o bem, então sou “superior” a ele. Assim, aquele que perdoar será sempre vencedor. 
A Palavra de Deus fala disto de modo muito claro: “triunfa do mal com o bem” (Rm 12, 21). Também como nos diz : Queres ser feliz por um momento, vinga-te. Queres ser feliz para sempre, perdoa. 
Perdoar traz muitíssimas vantagens acima de tudo para aquele que perdoa. Esta é a descoberta que revoluciona a vida de todo ser humano. Quando nos damos conta de que perdoar é em primeiro lugar de interesse nosso, não perdemos tempo de por em prática este maravilhoso recurso. Nem esperamos para amanhã para receber os seus benefícios. 
O perdão traz vantagens espirituais, psicológicas e muito especialmente, físicas. Por que através dele realizamos uma fantástica descarga de fardos que carregávamos durante anos sobre nossos ombros. Aliviando o peso o corpo que passa a gozar de muita mais saúde. 
Dizem que o mundo é dos espertos. Perdoar é ser um deles.

Perdoar é ser "esperto"!



Compartilhe