Vidro ou diamante

Um homem esperava para atravessar uma avenida movimentada quando um brilho no chão chamou sua atenção. Deu uma olhada sem se abaixar e pensou “Deve ser um caco de vidro” e foi embora.

Mais tarde outro homem, na mesma situação, percebeu o brilho, abaixou-se, pegou a pedra meio suja e viu que era talhada como um lindo diamante. Parecia mesmo um diamante. O homem pensou “Puxa, será um diamante? Desse tamanho? Perdido aqui? Como veio parar aqui? Talvez eu devesse levar a um joalheiro pra ver ser é mesmo.” Olhava e olhava e de repente disse a si mesmo: “Que idiota eu sou, imagina se isso é um diamante, só pode ser um vidro talhado em forma de diamante que caiu de algum anel de bijuteria. Porque um cara como eu iria achar um diamante? E se eu levar a um joalheiro ainda vou ter que aguentar a gozação do homem por ter achado que pudesse ser um diamante… Ahh, logo eu iria achar um diamante assim…

Perdido na rua… logo eu?”

E assim pensando jogou de novo a pedra no chão e atravessou a avenida cabisbaixo.

No dia seguinte, outro homem passando pelo mesmo lugar viu a pedra e se abaixou, atraído pelo seu brilho. “Que beleza de pedra” ele pensou! “Parece um diamante, talvez até seja um diamante, mas também pode ser apenas um pedaço de vidro imitando um diamante… O melhor que tenho a fazer é levar a um joalheiro e pedir uma avaliação”.

E colocou a pedra no bolso.

A joalheria deu a avaliação: era um verdadeiro diamante, de muitos quilates e com uma lapidação especial. Era uma pedra muito valiosa! Realmente muito especial e o homem ficou muito feliz com a sua boa sorte!

 Moral da história

Na nossa vida, às vezes encontramos muitos diamantes valiosos. Pessoas, oportunidades, empregos, amigos, amores... Pena que nem sempre nos damos o tempo necessário para avaliá-los, confiando na nossa primeira, e muitas vezes errônea, impressão. Ou, simplesmente, achando que não merecemos algo tão valoroso.

Comece a prestar mais atenção na sua vida. Quantos diamantes você tem jogado fora?

Vidro ou diamante



Compartilhe