A cadeira vazia

O pai de uma jovem muito religiosa estava doente e a moça pediu para que o padre fosse visitá-lo no hospital. Quando entrou no quarto do enfermo, o padre se deparou com o idoso deitado na cama, com a cabeça apoiada em dois travesseiros. Ao seu lado direito, havia uma cadeira vazia. Ao ver aquela cadeira vazia ao lado da cama, o padre pensou que o homem estava esperando a sua chegada. E disse:

-  Acredito que o senhor estava me esperando...

E o idoso respondeu:

- Na verdade, não. Eu nem sei quem é o senhor? O que procura?

Disse o religioso:

- Meu nome é João e eu sou padre. A sua filha quem pediu para que lhe visitasse para orar pelo senhor. Quando me deparei com a cadeira vazia, pensei que soubesse que receberia a minha visita.

Com a voz enfraquecida, o pai da jovem começou a falar:

- Ah, essa cadeira? Ela tem uma história...

- Então me conte, meu amigo! Disse o padre.

O senhor prosseguiu:

- Eu nunca soube orar em toda a minha vida. Na verdade, eu nunca quis aprender, pois sempre achei que Deus estava muito longe de mim, resolvendo coisas mais importantes.  Até que um dia um amigo cristão me falou: "Rezar é conversar com Jesus. Quando você quiser falar com Ele, sente-se em uma cadeira e coloque a outra na sua frente. Pense que Jesus está sentado nessa cadeira e, então, comece a conversar".

Antes que o padre pudesse falar algo, o senhor continuou:

- Eu gostei muito daquela ideia e, desde então, converso com Jesus durante duas ou três horas por dia. Eu sempre tomo cuidado para ninguém ver, principalmente a minha filha, porque é perigoso ela me internar em um hospício... Brincou o idoso

O padre simpatizou com aquele homem e eles ficaram conversando por horas. Por fim, oraram juntos e o religioso voltou para casa. Três dias depois, a filha comunicou à igreja que o pai havia falecido. O padre, então, lhe perguntou:

- Ele morreu em paz?

A jovem, com os olhos cheios de lágrimas, respondeu:

- Creio que sim, padre. Pouco antes de partir, ele me deu um beijo e disse que me amava. Só uma coisa me deixou intrigada.

- O que foi, minha filha? Perguntou o religioso.

- O senhor se lembra daquela cadeira que ele insistia em deixar ao lado de sua cama? Então... Ele arrastou para bem perto da cama e morreu com a cabeça encostada nela.

O padre não conteve o sorriso e disse àquela moça:

- Louve a Deus por isso, menina!

- Por que, padre?

- Por que o seu pai era um homem simples, mas de muita fé e morreu no colo de Jesus!

A cadeira vazia



Compartilhe