Ensine seu filho a ser humilde

Seu filho de apenas 10 anos não é nada humilde. Ele se acha melhor do que todo mundo e sempre quer receber um tratamento especial. Você pensa: ‘O que está acontecendo? Eu quero que ele se sinta confiante e se valorize, mas não que se ache melhor do que os outros!’

Será que é possível ensinar seu filho a ser humilde sem que ele perca a autoestima?

Em anos recentes, alguns conselhos sobre criação de filhos fizeram muito sucesso. Os pais foram incentivados a atender todos os desejos dos filhos, a sempre elogiá-los — mesmo sem motivos — e a não dar correção nem disciplina para eles. Achava-se que, se a criança se sentisse especial, ela se tornaria um adulto com uma boa autoestima. Mas, na prática, o resultado foi outro. O livro Geração Eu * diz que esse esforço de proteger a todo custo a autoestima das crianças não fez com que elas se tornassem equilibradas e felizes. O que vemos hoje é uma geração de crianças que se acha importante demais.

Muitas crianças que vivem recebendo elogios crescem despreparadas para lidar com decepções, críticas e fracassos. Por terem sido ensinadas a só pensar em si mesmas, elas não conseguem manter relacionamentos por muito tempo depois que crescem. Por isso, muitas sofrem de depressão e ansiedade.

O que faz uma criança se valorizar de verdade não é ouvir o tempo todo que é especial. Ela vai se sentir confiante à medida que se sair bem nas coisas que fizer. Para isso, a criança precisa mais do que acreditar em si mesma. Ela tem que aprender, praticar e melhorar certas habilidades. Ela também precisa aprender a se preocupar com os outros. Tudo isso requer humildade.

Imagine que sua filha tirou boas notas na escola. Nesse caso, ela merece elogios. Mas e se ela não for bem nas provas? Você não deve ir logo jogando a culpa nos professores. Isso dificilmente vai ajudar sua filha a ser humilde. O melhor é ajudá-la a ver como pode melhorar. Deixe os elogios para quando sua filha se sair bem nas coisas que fizer.

Você não precisa criticar seu filho por cada errinho que ele cometer. Mas, se ele cometer um erro grave, você deve discipliná-lo. Também, se você perceber que seu filho tem alguma inclinação para fazer o que é errado, não demore para agir.

Prepare seu filho para a vida real. Não é bom fazer todas as vontades de uma criança. Ela vai acabar se achando importante demais. Digamos que seu filho peça algo que você não tem condições de dar. Nesse caso, explique para ele a importância de controlar os gastos. E se for necessário cancelar um passeio ou uma viagem? Aproveite para ajudar seu filho a entender que decepções fazem parte da vida e conte para ele como você lida com situações assim. Não tente esconder seu filho dos problemas. Aproveite momentos difíceis para prepará-lo para a vida adulta.

Mostre para seu filho que “há mais felicidade em dar do que em receber”. Junto com ele, faça uma lista de pessoas que precisam de ajuda. Alguns conhecidos talvez precisem de ajuda para fazer compras, consertar algo ou ir aos lugares. Leve seu filho com você quando for ajudar essas pessoas. Deixe seu filho ver a sua alegria de ajudar quem precisa. Assim, você vai ensiná-lo a ser humilde do melhor jeito: pelo seu exemplo. 

Ensine seu filho a ser humilde



Compartilhe