Quem ama também erra

Engana-se quem pensa que quem ama, verdadeiramente, não decepciona, não erra e não cria tumulto. Engana-se, arduamente, quem pensa que quem ama não fere nunca, não maltrata e não diz adeus. Engana-se quem pensa, por apenas um minuto, que quem ama é coberto da mais pura perfeição e não cai nas armadilhas da vida. Engana-se, porque quem ama também é humano e, cá entre nós, todo mundo tem seus momentos de desespero, de amargura, de raiva.

E se você ainda vê o amor como uma das coisas mais lindas do mundo você não está errado. Ele é sim. Mas ele também faz sofrer, chorar e querer sumir. O amor é temperamental, hora está pegando fogo, outra hora está morno. Hora está querendo, outra se esquivando. Hora chega apressado, em outra vem devagar, quase parando.

O amor é aquilo, você nunca sabe dizer quando amou menos e quando amou muito. Estou falando, sem hipocrisia, que o amor é feito de momentos também. Há momentos que você está nas nuvens e ama até um marimbondo. E há momentos que você mal sente o coração bater, muito menos o sentimento falar.

Não adianta você entrar de corpo, alma e coração em um relacionamento sem antes conhecer as façanhas do amor e admitir umas verdades. Você precisa entender que, amores machucam, amores maltratam – sem até mesmo perceber –, amores vão embora e depois voltam pedindo perdão. Há os que não vão, resistem ali, ao seu lado. Mas também fazem doer. Também criam feridas, se não são em atitudes, são em palavras. Se não são em ausência, são em presença.

E nem adianta espernear, é preciso saber lidar. Esses dias li em algum lugar que “quem ama de verdade não nos decepciona”. Não lembro quem disse, eu só sei que se enganou. E feio. Quem ama de vai te decepcionar também. Vai te machucar em palavras, em atitudes, em silêncio até. Mas vai te fazer chorar sim, não se iluda. Vai te fazer querer desistir do amor. Quem ama também fere. Porque, digo mais uma vez, quem ama é humano e está sujeito a errar várias vezes na vida.

Você desiste de viver só porque as coisas estão complicadas? Não, né? Do amor também não desistimos. Você só precisa saber que, mesmo diante do paraíso que é amar, uma hora ou outra a pessoa vai te ferir e vice-versa. E são nessas horas que você vai precisar perdoar e não desistir, porque quem ama também erra.

Sâmela Faria

Quem ama também erra



Compartilhe