A fábula da vaca e do porco: não deixe de fazer o bem

Conta-se que um rico fazendeiro foi queixar-se a um sábio dizendo que não era bem aceito entre os vizinhos porque não ajudava as pessoas.

O sábio disse ao fazendeiro:

- Vou lhe contar uma fábula que pode lhe ajudar. É a história da vaca e do porco.

Fez uma pausa e continuou:

- Um dia o porco foi reclamar com a vaca porque ninguém lhe dava valor. Todos o desprezavam. “ Afinal, disse o porco, eu doo tudo o que tenho aos homens. Eles consomem a minha carne, usam meus pelos para fazer pincéis, e aproveitam até meus ossos. Mesmo assim sou um animal desconsiderado. O mesmo não acontece com você, que dá apenas o leite e é reverenciada por todos”. A vaca, que ouvia com atenção, falou: “Talvez seja porque eu doo um pouco de mim todos os dias, enquanto estou viva, e você só tem utilidade depois de morto”.

O fazendeiro agradeceu ao homem sábio pela lição e se retirou pensativo.

Moral da história

E você? No que tem contribuído com a sociedade da qual faz parte enquanto está a caminho? 

Muitos pensam e agem como o fazendeiro. Pretendem dispor dos seus bens apenas depois da morte, deixar herança... Outros pensam em doar um pouco do seu tempo ao próximo só depois de se aposentarem. 

No entanto, a necessidade não espera. As pessoas precisam de você agora, não mais tarde. Existem tantas frentes de trabalho aguardando mãos dispostas a se movimentar em prol do semelhante, nos mais variados campos de ação. 

Basta boa vontade e disposição.

Seja útil sempre, faça os seus dias valerem as lembranças.

A fábula da vaca e do porco: não deixe de fazer o bem



Compartilhe