Vitória é não desistir

Ensine seus filhos a perder. Mas, primeiro, se convença disso. Reconheça que a vida é feita de derrotas, de perdas. Você nem sempre vai ganhar, embora muitos pensadores de autoajuda tentem lhe convencer do contrário. Eles tentam fazer você acreditar que estará sempre no lugar mais alto do pódio e isto é um engano.

A vida não é um roteiro de novela com final previsto e feliz. Nem sempre você será o melhor, o preferido, o primeiro lugar nas coisas em que empreender. E não há nenhum problema nisso. Inclusive, uma derrota hoje pode significar uma grande conquista amanhã.

Vou dar três exemplos práticos.

No último fim de semana, o goleiro Marcelo Boeck, natural de Vera Cruz, classificou seu time, o Fortaleza, para a série A do Brasileirão. Marcelo é o mesmo que foi preterido pelo técnico da Chapecoense para a decisão da Sul Americana. O treinador não quis levá-lo para a Colômbia naquele novembro de 2016. Uma derrota como atleta e a maior vitória da vida dele: Marcelo foi salvo do acidente aéreo que dizimou a equipe.

Thiaguinho, o cantor de pagode, é hoje um dos músicos mais tocados nas rádios do Brasil. Em 2002, ele participou do concurso de cantores “Fama”, da Rede Globo, e perdeu. Você se lembra de quem ganhou?

Por fim, recorro ao meu pai, meu mestre de vida. Ele foi político durante cerca de 20 anos. Na primeira eleição, para vereador, perdeu por apenas 3 votos. Venceu depois, foi derrotado de novo e, por fim, encerrou a carreira com mandato de vereador. Há poucos dias, o pai me disse que as derrotas na política lhe fizeram aprender e crescer muito mais que nas vitórias.

Esta é a vida real. Você é vencedor não porque nunca irá perder, mas porque Deus lhe dará forças para recomeçar todas as vezes que não alcançar plenamente seus objetivos. Ensine agora seus filhos: eles irão perder muito. Perder oportunidades, perder sonhos, perder amores, amigos, dinheiro, saúde... Eles só não podem perder a vontade de seguir, o caráter, a honestidade e a reta intenção de fazer o melhor que podem.

Vitória é não desistir de seguir apesar dos pesares.  

Autora: Cátia Kist

Vitória é não desistir



Compartilhe