Como não perder a esperança quando tudo parece perdido?

Todos nós passamos por momentos ruins em nossas vidas. Tempos em que tudo parece perdido e não vemos a menor possibilidade de os problemas serem resolvidos.

Nestes momentos, é muito comum muitas pessoas desistirem por não terem mais a esperança de tempos melhores.

E quando nós perdemos a esperança, o lado sombrio da nossa mente aflora e aqueles sentimentos ruins que estavam adormecidos acordam, tomando conta dos nossos pensamentos e provocando um estrago sem limites.

Passamos a ver as coisas de forma pessimista, paramos de acreditar em nós mesmos, começamos a achar que nada irá dar certo, ficamos tristes, deprimidos, silenciosos, não vemos a menor possibilidade de as coisas mudarem e, pior, cortamos as nossas relações com Deus, pois, afinal, questionamos logo os motivos pelos quais Ele está permitindo que tudo isto aconteça.

A Palavra de Deus diz que a esperança que se vê não é esperança, pois quem pode esperar por aquilo que está vendo? A esperança está atrelada à fé, a acreditar sem ver. A se recusar a deixar de crer que Deus está no controle e, apesar de tudo estar sombrio, Ele irá intervir e, apesar de todas as circunstâncias, tudo se resolverá no tempo Dele.

É fácil? É claro que não. E aí entra a desesperança, que é uma praga que mata o ser humano aos poucos porque uma pessoa sem esperança fica completamente perdida, sem forças, a mercê do inimigo e sem nenhum poder de reação.

Então o que fazer?  Como não perder a esperança quando tudo parece perdido? A resposta é única: se agarrar com Deus, continuar lutando e crendo que Ele não desampara aqueles que Nele esperam, que no momento certo a Sua intervenção virá e tudo aquilo que imaginamos sem solução se resolverá.

O que acontece com todos nós é que cremos que Deus existe e que Ele fez todas aquelas maravilhas que constam na Bíblia na vida de Sara, de Davi, de Abraão... Mas não cremos, realmente, que ele pode fazer o mesmo na nossa vida.

Ouvimos ou lemos tudo, maravilhados com o poder desse Deus, mas no fundo do nosso coração não temos a convicção que Ele pode fazer o mesmo conosco e aí perdemos a esperança e desistimos.

Para não perdemos a esperança precisamos deixar de olhar para o problema e passar a olhar somente para Deus. Ele está no controle de todas as coisas e, no momento certo, virá em nosso socorro.  

Como não perder a esperança quando tudo parece perdido?



Compartilhe