Saúde mental


Publicado em 11/10/2017 Atualizado em 11/10/2017 09:42

Sobre as crianças mortas na creche em Minas Gerais, sobre o atirador dos Estados Unidos, entre outros casos, uma amiga disse algo muito pertinente: o mundo paga  o preço por negligenciar a saúde mental.

Ainda existe muita ignorância, preconceito e negligência sobre os cuidados com a saúde mental. É tabu,  vergonha dizer que vai ao psicólogo e ao psiquiatra. Considerado bobagem, frescura, coisa de gente fraca. Coisa de louco.

Há mais de 100 anos Freud descobriu e provou a ligação da mente sobre a doenças do corpo.  Psicólogos e psiquiatras são médicos da alma. Deveríamos ter orgulho de frequentá-los. Deveríamos cuidar da saúde mental como cuidamos do corpo, malhar a mente como fanaticamente nos preocupamos em o malhar o corpo.

Acho mesmo que deveríamos começar a frequentar academias de saúde mental e exibir no verão orgulhosos os resultados da malhação de nossa inteligência emocional.

De nada adianta tudo que você  tem e é, se você não tem  saúde mental. Os altos índices de suicídio estão aí para provar isso.

Psicólogo e psiquiatra são coisas de gente valente, de gente muito corajosa. Pois só os mais corajosos estão dispostos a assumir a rédeas da sua vida, a parar de culpar os outros pelas coisas ruins que lhe acontecem, a não jogar a sujeira para baixo do tapete, a serem responsáveis pelas suas escolhas e pelo enfrentamento das consequências. Coisa de louco é não saber o quanto é preciso ter coragem para enfrentar a si mesmo. Só os mais fortes conseguem.

Se você não tem saúde mental, então você não tem nada.

ArautoFM




RADIO ARAUTO FM - VERA CRUZ
(51) 3718-3800 (estúdio)
(51) 3718-3400 (comercial)
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
RADIO ARAUTO FM - SANTA CRUZ DO SUL
(51) 2109-0066 (recepção)
Rua Venâncio Aires, esq. Galvão Costa, nº 5
Santa Cruz do Sul - CEP: 96810-204
Copyright © 2017 Rádio Arauto FM - www.arautofm.com.br