Ambrosia fácil


Publicado em 11/08/2017

INGREDIENTES:

  • 2 litros de leite
  • 1 kg de açúcar
  • 1 dúzia de ovos 
  • 1 limão
  • 6 cravos 
  • 2 pedaços de canela em pau 

MODO DE PREPARO:

  1. Separe 1 xícara do quilo de açúcar: vai servir para fazer uma bela calda. Abra os ovos, um por um, e coloque-os em um prato fundo. Mas atenção: ovos em temperatura ambiente. Esprema o suco do limão, de preferência um limão grande.
    Um truque: Para que o limão dê mais suco leve-o para o microondas, por 5 segundos. Retire e esprema. 
  2. Comece fazendo uma calda. Derrame o conteúdo da xícara de açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter. Quando o açúcar estiver bem derretido acrescente, aos poucos, ½ litro de água. Deixe abrir a fervura novamente e desligue o fogo. Reserve.
  3. Enquanto isso, leve ao fogo outra panela, bem maior. Quando estiver quente derrame na panela o suco do limão e, em seguida, o leite. Logo você vai perceber que o leite começa a talhar. Esse é o nosso objetivo. Deixe abrir a fervura a fim de talhar bem o leite.
  4. A confirmação de que o leite está mesmo talhado é a formação de uns grumos. Está na hora de colocar os ovos batidos na panela. Misture delicadamente.
  5. Acrescente também o açúcar restante (aquele 1 kg menos uma xícara que você separou para a calda). Misture o açúcar ao leite e aos ovos. Mas com cuidado, delicadamente, para não desfazer os grumos. E deixe abrir a fervura.
  6. Quando abrir a fervura, acrescente a calda, que ficou reservada, e mexa com cuidado.
  7. Junte os cravos e a canela. 
  8. Deixe cozinhar mais ou menos por 1 hora e meia, em fogo baixo. Vá controlando, mas não mexa mais. A ambrosia vai começar a se formar e ficar com uma cor escura e bem cozida.
  9. Quando estiver pronta, deixe esfriar e coloque na geladeira. Sirva gelada.

Dica do Anonymus. Nesta receita, deve ser usado o leite fresco, geralmente vendido nos mercados em saquinhos de plástico. O motivo é simples. O leite fresco talha com facilidade. O leite do tipo longa vida não é indicado nesta receita.

ArautoFM




RADIO ARAUTO FM - VERA CRUZ
(51) 3718-3800 (estúdio)
(51) 3718-3400 (comercial)
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
RADIO ARAUTO FM - SANTA CRUZ DO SUL
(51) 2109-0066 (recepção)
Rua Venâncio Aires, esq. Galvão Costa, nº 5
Santa Cruz do Sul - CEP: 96810-204
Copyright © 2017 Rádio Arauto FM - www.arautofm.com.br