Vencendo a ansiedade

Todos nós temos um grau de ansiedade. Faz parte da vida humana e da nossa preservação, pois a ansiedade nos leva à ação, nos move, nos impulsiona. No entanto, há pessoas que perdem o controle da ansiedade e chegam a um nível doentio.

A vida passa a ser só preocupação, tensão. A pessoa não consegue relaxar, tem sensação de que algo ruim vai acontecer, medo exagerado do futuro, medo de quebrar, de falir, medo de morrer, de perder alguém. Perde-se o controle dos pensamentos, que passam a dominar a pessoa. Ela não consegue dormir, não consegue parar, não consegue ficar quieta, não consegue se relacionar direito, não consegue tirar férias. Sempre tem que estar fazendo alguma coisa. O silêncio mata, apavora. Haja unhas para roer!

Muitas mortes são antecipadas pela ansiedade. Os ataques cardíacos estão no topo da lista. Ansiosa a pessoa compra muito, come muito, bebe muito, joga muito e aí tudo de ruim acontece. Culpa de Deus? Culpa do destino? Ou culpa da própria pessoa?

Quando damos vazão à ansiedade em nossos corações, estamos cultivando o sentimento de insegurança, que é algo que não vem de Deus.

Na realidade, o ansioso não confia que Deus possa agir em tal área de sua vida, ele cultiva a ansiedade em saber como será o casamento daqui a vinte anos, ansiedade por um negócio que ainda não se concretizou, ansiedade em possuir, em ter, em comprar, ansiedade em terminar aquele curso, ansiedade pelo nascimento de um filho e até ansiedade em esperar as promessas de Deus.

Como vencer a ansiedade? Vou apresentar para você um dos caminhos para isso: a fé. Creio que se optarmos em voltar a acreditar em Deus, se crermos que Ele é nosso Pai, se confiarmos que Ele cuida de nós e esperarmos em suas promessas, com toda certeza teremos a vitória sobre a ansiedade.

Que o Senhor nos abençoe, nos ajude a lutar contra a ansiedade e nos ajude a resistirmos a toda proposta de estilo de vida consumista que possa nos escravizar. Que tal uma vida mais simples e menos ansiosa? 

Vencendo a ansiedade



Compartilhe